segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Dicas e truques para turbinar o Google+

Ainda em fase de testes, nova rede social possui muitos recursos avançados desconhecidos da maioria dos usuários; veja lista de truques.

O Google+ está com tudo atualmente. Mesmo ainda em fase de testes com convites limitados, a rede social está crescendo, embora alguns números recém-divulgados não sejam tão positivos.
No entanto, a maioria de nós ainda está começando a arranhar a superfície do que o site pode fazer. E como muitos produtos da gigante de buscas, o Google+ está cheio de recursos avançados e melhorias intocadas. Pensando nisso, decidimos fazer essa lista enorme de truques e dicas para a nova rede. Confira e diga o que achou nos comentários.

Parte 1 – O Stream



1. Use teclas de atalho para navegar de forma mais rápida. No seu Stream, aperte “j” ou “k” para navegar entre os posts, e aperte Enter para iniciar um comentário. (Apertar Enter e então Tab fará com que seu comentário seja submetido; apertar Tab duas vezes e então Enter irá cancelá-lo.) Você também pode apertar “q” para pular para a caixa de chat.


2. As teclas de atalho também funcionam na janela drop-down de notificações: aperte “j” ou “k” para ir para cima ou para baixo na lista, e então pressione Enter para abrir qualquer notificação individual. Ao visualizar uma notificação, o “j” ou o “k” permitem progredir ou voltar para outros itens. Pressionar “Esc” vai fechar inteiramente a janela de notificações.


3. Quer mais atalhos? Dê uma olhada na extensão G+ Extended, para o Chrome. Ela adiciona uma série de opções, incluindo teclas de atalho para dar “+1” em posts, compartilhar posts, e expandir comentários.

4. Se os comentários estão ficando fora de controle no seu Stream, teste a extensão +Comment Toogle. Ela separa os tópicos de comentários para que você os veja apenas quando clicar para expandir. Outra boa opção é o add-on G+me para Google+; que deixa os comentários expandidos por padrão, mas dá opção de um clique para separar qualquer tópico ou post sob demanda.
5. Você pode retirar um item específico inteiramente do seu Stream ao clicar na pequena flecha drop-down no canto superior direito dele, e então selecionar “Ignorar esta postagem”. Isso também vai evitar que você receba quaisquer notificações futuras sobre o item.


6. Nos seus posts, o mesmo drop-down traz opções para apagar comentários e evitar que as pessoas compartilhem o conteúdo. Esses comandos afetam apenas o item que você está vendo.

7. Algumas vezes deixar um comentário em um post ativo pode tornar-se um desafio, graças as atividades no topo da página sempre pressionando seu Stream para baixo. Para resolver isso, clique no drop-down próximo do post que você está vendo e selecione a opção “Link para esta postagem”. Isso vai abrir o post em uma nova aba; digite seus comentários lá e feche.


8. O Google+ permite estilizar seu texto nos posts e comentários. Para aplicar Itálico, coloque “_” no início e no final do texto; para deixá-lo em negrito, use “*” também no início e no final.
9. Deixe o Google+ um pouco mais agradável aos olhos com a extensão Google+ Ultimate (para o Chrome). Ela separa posts em caixas individuais com um fundo específico e faz com que a barra de status do topo e a barra lateral da esquerda fiquem em posições fixas enquanto você faz rolagem na tela. Outra boa opção é o similar Usability Boost; que dá um visual ligeiramente modificado para o site.


10. Mencione (ou “marque”) alguém em um post ou comentário ao digitar “+” ou “@” e então o nome da pessoa. O Google+ ainda é um pouco instável às vezes para trazer o resultado correto; tente digitar lentamente e colocando o nome entre parênteses (“Luiz Mazetto”, por exemplo) se tiver problemas.


11. Melhore muito o mecanismo de resposta do Google+ ao baixar a extensão Replies and More (para o Chrome). Esse add-on coloca links pelo site para responder ao autor de qualquer post ou comentário com um único clique – e sem precisar digitar o “+” e o nome da pessoa.


12. Para iniciar uma conversa privada com um ou vários amigos, apenas compartilhe uma atualização como faria normalmente – mas certifique-se de remover a opção “Public” e qualquer outro círculo da caixa de compartilhamento. Então, marque seu amigo ou amigos usando o método com o sinal “+”mencionado acima. Eles receberão notificações sobre a mensagem, e você poderá ter diálogo com ele nos comentários do post. Se quiser mais segurança ainda, pode desabilitar a opção compartilhar novamente usando o processo descrito na dica 6.


13. Deixe seu Stream mais poderoso com a extensão +Photo Zoom (Chrome). Com ela instalada, você pode passar o mouse sobre qualquer foto do seu Stream para ver uma versão aumentada da imagem logo ali.

14. O aplicativo móvel do Google+ permite visualizar posts de pessoas na sua área geográfica (usando a seleção chamada “nearby”). Fato pouco conhecido: você também pode isso no computador; apenas carregue a versão mobile do Google+ no seu navegador.


15. O app móvel do Google+ tem um recurso escondido: quando estiver visualizando seu Stream, aperte a tecla de menu e selecione “Manage Views”. Então, marque todos os seus círculos favoritos e selecione “Done”. Você agora poderá deslizar diretamente no Stream principal para visualizar esses círculos individualmente.


Parte 2: Círculos


16. Use o Google+ para salvar posts e outros conteúdos importantes. Vá até a página do círculos e busque pelo seu próprio nome. Adicione você mesmo a um novo círculo chamado “.Save” (ou algo com o mesmo efeito). Agora, sempre que ver algo no seu Stream que quiser salvar, apenas compartilhe com seu círculo “.Save”. Você pode navegar pelos seus itens salvos ao abrir seu Stream “.Save”. Ninguém mais além de você poderá ver isso.


17. Se você usa um serviço de notas como o Evernote, pode salvar conteúdo diretamente do Google+ para ele. Primeiro, encontre seu endereço de e-mail específico para a conta do Evernote. Adicione esse endereço a um novo círculo do Google+ chamado “Evernote” – agora, sempre que quiser salvar algo, compartilhe o item com esse círculo. O Google+ vai enviar o conteúdo em um e-mail, e o Evernote vai traduzir isso como um item da sua conta.


18. Quer que determinados círculos apareçam mais altos do que outros na sua lista do Stream principal? Os círculos cujos nomes começarem com um ponto (como “.Salvo”) sempre vão aparecer no topo. E nomes começando com um asterisco (como “*Importante”) aparecem em seguida.


19. Os círculos padrão do Google+ sempre vão aparecer acima de qualquer coisa. Para mudar isso, crie seus próprios novos círculos para substituir os padrões (por exemplo, “Minhas Contas” para substituir “Contas”, e por aí vai). Certifique-se de mover todo mundo do círculo padrão para o substituto e então apagar o padrão quando tiver terminado.


20. Ao mover as pessoas para círculos na sua página do Google+, segure Ctrl ou Shift para selecionar mais uma de pessoa ao mesmo tempo. Você também pode clicar e arrastar para criar uma caixa e selecionar várias pessoas para mover.


21.Para copiar um círculo inteiro para outro círculo, clique no ícone na home do Google+ e vá para a página de amigos. Clique sobre o círculo que deseja e selecione "Ver círculo na guia". Agora vá em “Mais ações” e “Selecionar todos”. Arraste o grupo completo para o outro círculo e – pronto! – a mudança está feita.


22. Mude o laytout da página dos Círculos ao clicar e arrastar a linha divisora para cima ou para baixo entre os círculos e as pessoas. Isso permite que você crie mais espaço em qualquer um dos lados da linha.
23. Se você quer buscar por muitas pessoas ao mesmo tempo na página dos Círculos, tente pressionar Ctrl e “-“ (sinal de menos) algumas vezes para dar um zoom out no seu navegador e deixar o conteúdo menor. E você sempre pode pressionar Ctrl e “0” para retornar ao modo de visualização normal.


24. Na página dos Círculos, dê um clique duplo em qualquer pessoa para ir direto para o perfil dela.


25. Tente isso: na página dos Círculos, passe seu mouse sobre um círculo que tenha pelo menos 30 pessoas, então desça o botão de rolagem do seu mouse. Os rostos no círculo vão rodar como um carrossel – uma maneira gráfica legal de ver quem está dentro.


Gostou? Amanhã vamos publicar a segunda parte, com as 15 dicas restantes. Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu MSN melhor com o

Messenger Plus! Live

DÊ COMIDA AOS PEIXES